quinta-feira, 22 de abril de 2010

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O curso PROINFO(Programa Nacional de Tecnologia Educacional), ministrado por Everaldo Santana, tem como objetivo respaldar alguns professores efetivos do quadro da Prefeitura Municipal de Bayeux, no que se refere a programas educacionais, necessidades e características deste programa já mencionado. O curso teve início em 17 de março e se estendeu até 22 de abril de 2010, devido a feriados neste último mês.
O curso teve uma carga horária de quarenta horas. Nas aulas presenciais, o grupo se reuniu para discussão de textos referentes à Educação, suas implicações, dificuldades e novas tecnologias. As aulas referentes a não presenciais, eram voltadas para produção de projetos e planos de aulas em que o computador fosse um recurso para dinamizar estas aulas.
Nossa visão a respeito do PROINFO era apenas trabalhar com computadores em sala de aula, uma espécie de recurso tecnológico na Educação.
O PROINFO está voltado para como utilizar os recursos (computador, impressora, INTERNET, etc) de forma mais efetiva em sala, para que o professor acrescente estes recursos em sua metodologia, ou seja, tenha uma forma adicional para auxiliá-lo no cotidiano escolar, dinamizando suas aulas e induzindo-as a se tornarem mais prazerosas.
O PROINFO se preocupa não apenas com a visão de ocupação de espaços com equipamentos tecnológicos. Sua proposta abrange muito mais que isso: instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, formação continuada envolvendo profissionais do ambiente escolar, como professores e gestores, a disponibilização de recursos de multimídia e digitais.
Após uma explanação geral do PROINFO, debatemos sobre o papel do Professor Mediador de Tecnologia(PMT), sua importância no processo ensino-aprendizagem, como mediador de nova tecnologia na Educação.

A Importância do Ato de Ler

TEMA do projeto: A Importância do Ato de Ler

PROBLEMA: aprendizagem

CAUSA: baixo rendimento dos alunos em que se refere a leitura, compreensão e produção textual.

PRIORIDADE: leitura, compreensão e produção textual

JUSTIFICATIVA: O corpo docente da escola Joaquim Lafayette observou que os alunos do respectivo ano letivo, apresentam um nível baixo em relação à leitura, compreensão e produção textual, uma vez que a maioria dos alunos foi alfabetizada neste mesmo estabelecimento. Detectada tal deficiência, nos propomos a procurar soluções que sanassem tais dificuldades.

OBJETIVOS: Diferenciar a diversidade de gêneros textuais estudados;
Desenvolver o senso crítico e o prazer do ato de ler;
Abranger o vocabulário;
Conscientizar da importância de redigir com coesão e coerência.

AÇÕES: Seleção de diversos gêneros textuais de acordo com o interesse e faixa etária dos alunos;
Leitura individual, em duplas ou grupos de acordo com os textos a serem desenvolvidos;
Debates a respeito dos textos selecionados;


AUTORES: Iramar Gonçalves ( Professor Mediador de Tecnologia), comunidade escolar

PÚBLICO ALVO: toda a comunidade escolar

CRONOGRAMA: meses de junho e julho de 2010

EXECUÇÃO: Apresentar o projeto A Importância do Ato de Ler aos educadores da escola;
Utilizar diferentes gêneros textuais para análise e compreensão de textos;
Utilizar o computador para promover pesquisa do gênero em estudo;
Redigir textos e reescrevê-los, utilizando revisor de textos nos computadores;
Confecção de cartazes pelos próprios alunos de incentivo à leitura.

RESULTADOS ALCANÇADOS: alunos críticos e conscientes da importância de ler e entender o que se lê.

REFERÊNCIAS: Nova Escola Edição especial n 30: produção de texto
SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS: contos de fada, fábulas, poemas, biografias, reportagens, peça teatral, adivinhas, músicas, receitas, histórias em quadrinhos(HQ), piadas, bilhetes, cartas pessoais ou comerciais, propagandas, classificados.


sexta-feira, 16 de abril de 2010