O curso PROINFO(Programa Nacional de Tecnologia Educacional), ministrado por Everaldo Santana, tem como objetivo respaldar alguns professores efetivos do quadro da Prefeitura Municipal de Bayeux, no que se refere a programas educacionais, necessidades e características deste programa já mencionado. O curso teve início em 17 de março e se estendeu até 22 de abril de 2010, devido a feriados neste último mês.
O curso teve uma carga horária de quarenta horas. Nas aulas presenciais, o grupo se reuniu para discussão de textos referentes à Educação, suas implicações, dificuldades e novas tecnologias. As aulas referentes a não presenciais, eram voltadas para produção de projetos e planos de aulas em que o computador fosse um recurso para dinamizar estas aulas.
Nossa visão a respeito do PROINFO era apenas trabalhar com computadores em sala de aula, uma espécie de recurso tecnológico na Educação.
O PROINFO está voltado para como utilizar os recursos (computador, impressora, INTERNET, etc) de forma mais efetiva em sala, para que o professor acrescente estes recursos em sua metodologia, ou seja, tenha uma forma adicional para auxiliá-lo no cotidiano escolar, dinamizando suas aulas e induzindo-as a se tornarem mais prazerosas.
O PROINFO se preocupa não apenas com a visão de ocupação de espaços com equipamentos tecnológicos. Sua proposta abrange muito mais que isso: instalação de ambientes tecnológicos nas escolas, formação continuada envolvendo profissionais do ambiente escolar, como professores e gestores, a disponibilização de recursos de multimídia e digitais.
Após uma explanação geral do PROINFO, debatemos sobre o papel do Professor Mediador de Tecnologia(PMT), sua importância no processo ensino-aprendizagem, como mediador de nova tecnologia na Educação.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário